A paisagem alentejana é particularmente bonita nos arredores do lago Alqueva, a maior barragem artificial da Europa. As colinas povoadas por olivais tradicionais abrigam este monte construído em 2024 a partir de uma ruína, integrando todo o conforto moderno.
O monte dispõe de 3 quartos, 2 casas de banho com duches, uma sala de estar / jantar / cozinha em plano aberto e uma pequena arrecadação no rés do chão. Há também um espaço técnico na lateral da casa.
O espaço comum é espaçoso e luminoso. U...A paisagem alentejana é particularmente bonita nos arredores do lago Alqueva, a maior barragem artificial da Europa. As colinas povoadas por olivais tradicionais abrigam este monte construído em 2024 a partir de uma ruína, integrando todo o conforto moderno.
O monte dispõe de 3 quartos, 2 casas de banho com duches, uma sala de estar / jantar / cozinha em plano aberto e uma pequena arrecadação no rés do chão. Há também um espaço técnico na lateral da casa.
O espaço comum é espaçoso e luminoso. Uma janela francesa dupla abre-se para o terraço. Um recuperador de calor a lenha e os pequenos pontos de luz no teto tornam a atmosfera acolhedora. Cada quarto, com cerca de 12m², dispõe de amplos roupeiros de parede.
O andar superior foi convertido com um mezanino e uma área espaçosa, de onde a vista se estende até ao lago Alqueva, que podem ser usados como escritório, sala de estar ou para trabalhos manuais. Num dos lados, duas pequenas divisões, estando uma equipada com água e eletricidade, oferecem ainda mais espaço de arrumação sob o telhado.
A propriedade é completamente autónoma em água e eletricidade. O ar condicionado reversível está instalado em todas as divisões e o recuperador de calor dispõe de uma centralinha. O isolamento é excelente e os equipamentos são de alta qualidade e sobredimensionados, por segurança: lã de rocha sob o telhado, paredes duplas com isolamento térmico, camada de isolamento contra a humidade sob a casa, janelas oscilobatentes em PVC com vidro duplo de 2 cm; 20 painéis solares e 5 baterias, carregador para carro elétrico, cilindro de água de 300 litros que pode ser aquecido a gás no inverno, furo a 80 m com tratamento para potabilidade, etc... A casa dispõe igualmente de um sistema de alarme e de uma porta de segurança.
A moradia está rodeada por uma zona ajardinada plana e vedada com cerca de 1800m². Encontramos aí:
- Um alpendre virado a sudeste ao longo de toda a casa, com o seu piso em xisto local, através do qual se acede à sala.
- Um relvado, um deck e um duche.
- Uma zona de estacionamento para 3 veículos, parcialmente coberta para suportar os panéis solares.
- Justamente ao lado deste, encontra-se o anexo para os animais, igualmente equipado com água e eletricidade, e uma outra cerca adequada para fazer uma horta ou para galinhas ou cães, por exemplo.
Acedemos a esta zona através de um portão automático, a partir do caminho de tout venant que conduz à estrada em menos de 5 min.
O terreno, de quase 1,2 hectares, é mais ou menos retangular e estende-se principalmente para nascente. Todo o terreno é povoado por oliveiras, cerca de 180 que produziram perto de 2 toneladas de azeitonas em 2025, e a sua parte mais longa está inteiramente vedada para permitir a criação de animaís. O terreno desce até a um poço e a uma ribeira.
Esta propriedade é adequada para um estilo de vida integrado numa natureza não poluída e é ideal como casa de férias ou investimento para turismo. A zona está declarada reserva Dark Sky, mundialmente conhecida para a observação de estrelas. A paisagem é magnífica e o lago fica a cerca de 800 m a pé da casa. A praia fluvial mais bonita do Alqueva situa-se a 12 km. A vila medieval de Monsaraz fica a cerca de trinta quilómetros. Para comprar pão, Rosário fica apenas a 3 km. Para fazer compras, a vila do Alandroal situa-se a 15 km e Vila Viçosa a 23 km. O aeroporto de Lisboa fica a 2 horas de carro. A fronteira espanhola e a capital do Alentejo, Évora, ficam a 45 minutos.